segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO (chinês) OU XIN NIAN KUAI LE

Hoje, 23 de janeiro, a China comemora o seu ano novo também conhecido como Festival da Primavera e inicia o ano 4.710.  Este é o ano do dragão ou Long.

Estava previsto que desde a sexta-feira, dia 21, os chineses fariam cerca de 3 bilhões de viagens, a maior de todos os tempos, tendo em vista que muitos estão passando os festejos do final do ano em suas casas com os familiares.

"Apesar disso, os chineses estão animados para comemorar o ano do dragão, que é muito especial para eles. O dragão é um bicho assustador, mas é bem-vindo pelos asiáticos. Segundo o horóscopo chinês, o dragão traz sorte e força. As pessoas na Ásia gostam de ter, nas suas casas, imagens relacionadas ao animal que rege o ano. Dos 12 bichos do zodíaco chinês, o dragão é considerado o melhor de todos. Os asiáticos têm tanta fé nisso que muitos casais planejaram o nascimento dos filhos para este ano. Em muitos países, haverá um enorme aumento no número de bebês.
O Ano Novo é maior festa e o maior feriado da China. Este ano, a comemoração será ainda maior, já que o dragão é um símbolo do país. Os chineses já estão festejando e fazem a dança do dragão nas ruas." (Bom dia Brasil).

Tenho um amigo que trabalha comigo o Marlon Sun, que é descendente de chineses e ele me mandou essa mensagem, que agora repasso a vocês:

" Segundo a mitologia chinesa, o dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É formado pelas melhores partes dos demais animais do horóscopo: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa. Representa a energia do fogo que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império e por isso sempre foi o símbolo dos imperadores da China.
Como muitos já sabem. Os animais do horóscopo chinês se repetem a cada 12 anos. O último ano do dragão foi 2000.
Dependendo do ano existem os Dragões de metal, água, madeira, fogo e terra.
O ano de 2012 será regido pelo Dragão do elemento água. Seu início será no dia 23 de janeiro de 2012 e seu término se dará no dia 09 de fevereiro de 2013. Na astrologia chinesa, o Dragão é um signo poderoso que representa a vitalidade, o entusiasmo, o orgulho, a extravagância e os ideais elevados.
Para aqueles que curtem o que diz o horóscopo segue um trecho que copiei de um site chinês:
O ano do Dragão de Água traz a todos uma dose de energia extra que possibilita as grandes realizações. Será um bom ano para colocar em prática os projetos há muito acalentados, mas para alcançar o sucesso será necessário focar as metas e seguir um bom planejamento. As normas e as leis estarão mais rigorosas e deverão ser respeitadas. Este ano favorece as mudanças, o movimento, as viagens e a liderança.
A busca pelo autoconhecimento, a família, os estudos e o romantismo serão valorizados. Este será um ano para agirmos com coragem, bom senso, criatividade e determinação. No aspecto negativo, a diplomacia e a conciliação poderão ser colocadas em segundo plano e os desentendimentos virão por conta da arrogância, intolerância e o excesso de autoritarismo.
Em um início de ano novo chinês costumamos desejar saúde, vida longa e prosperidade! É o que desejo a todos vocês meus amigos!"
Essa saudação acima também é muito comum entre os chineses além do "feliz ano novo" e para dizê-la em chinês : Gong Xi Fa Cai, que é a mesma coisa que desejar " Congratulações e prosperidade".
Obrigada, Marlon, desejo o mesmo a você!
E para aqueles que nasceram sob o ano do dragão, veja tabela abaixo, desejo muita saúde e paz!
    • 08/02/1940 a 26/01/1941
    • 27/01/1952 a 13/02/1953
    • 13/02/1964 a 01/02/1965
    • 31/01/1976 a 17/02/1977
    • 17/02/1988 a 05/02/1989
    • 05/02/2000 a 24/01/2001
    • 23/01/2012 a 09/02/2013

5 comentários:

  1. Gong Xi Fa Cai, Ana!
    Beijao.
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Super bacana,

    beijos,

    Pati Sato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati, esse ano promete, ano de mudanças, se prepare para nova vida e novos desafios...bjos

      Excluir
  3. Adorei o post, Ana! E ainda mais sabendo que o meu filhote será dragão de água! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que legal, não? Dragão tem uma força, energia e simpatia, que irão abençoar seu filhote...bjos

      Excluir