domingo, 5 de fevereiro de 2012

O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Fim de ano/início de ano, minha cota de livros cresce consideravelmente, isso porque ganho de amigo oculto, de presente de Natal, e ainda compro, pois sei que terei recesso e um cheiro de férias no ar, mesmo que não as tenha...é aquele clássico: o ano só começa depois do carnaval.

E é esse balaio de férias, sim, porque eles ficam dentro de um cesto à espera das leituras, ou na mesinha de cabeceira, os que já estão sendo devorados, que apresento a vocês....

O Andar do Bêbado é excelente, o de Steve ainda está sendo lido, mas marido está adorando!

Eliane Brum é colunista badalada da Revista Época, escreve vários artigos que andam pela internet e pelo facebook. Ela escreve muito bem e o primeiro livro retrata os bastidores de 10 de suas grandes reportagens. Já lido e muito bom, me emocionei com a reportagem "A casa dos velhos".

Mentes Ansiosas é da psiquiatra Ana Beatriz, também autora de Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado, excelente, e outros. Vale a pena; Augusto Gury, também psiquiatra, um livro mais de autoajuda,ainda não lido.

Esses livros é para quem gosta de viagem e de culinária. É um livro biográfico, onde a autora largou sua vida de jornalista nos EUA por ter se apaixonado por um italiano (!). O livro fala das belezas da Itália, da dificuldade de um americano se acostumar ao jeito tão latino de ser do italiano, da superação disso e da boa mesa italiana, com algumas receitas, claro! Adorei!

Ainda não foram lidos...

O primeiro livro eu li quando aconteceu um caso próximo a mim na minha família, quis entender melhor o que, além da medicina, era possível fazermos para amenizar dores e a evolução rápida da doença, muito bom. Escrito por um médico francês, que descobriu um câncer nele e fez disso sua maior pesquisa e trabalho médico. O outro, também é do mesmo médico, mas escrito por agora, quando teve uma recidiva muito complicada do câncer e escreveu os seus últimos dias. O médico faleceu no ano passado, mas o livro não é piegas, nem dramático, é uma aula de otimismo, força e amor.

Este livro é fundamental para entendermos o nosso Brasil, como a nossa colonização, nossas histórias faz com que tenhamos a nossa cultura e porque é difícil mudarmos sem ter esse olhar...

Martha Medeiros dispensa comentários, mas o título é quase um convite para o ano que se inicia, não?

E você, o que tem no seu balaio? O que está lendo ou leu? Dar a dica, vai...

6 comentários:

  1. Gostei das dicas Ana! Fiquei de olho nos de viagens e culinária (meio óbvio, né? rsrs). O do Steve Jobs já lemos aqui em casa e gostei!

    O livro do médico francês também teve uma boa crítica pela Veja. Já estava interessada em ler, agora com sua dica vou correr atrás.

    Querida, eu acabei de ler "Vie de France: Uma viagem culinária pelo Vale do Loire". Gostei bastante. Foi escrito por um chef muito famoso americano que passou um mês na França com os amigos e a partir daí recuperou a paixão pela cozinha.
    Agora estou lendo "Minha vida na França". É sobre os anos que a Julia Child viveu na França e a evolução e paixão dela na cozinha.

    Ainda falando um pouco em França, recomendo muito "Na pior em Paris e em Londres" do George Orwell. Ele conta a história dele nos anos 20 e tudo que ele passou por essas duas cidades.

    Beijos para você e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stef,
      Adorei as dicas e vou postá-las depois em Dicas dos Amigos, claro que quero ler todos os indicados que falam da culinária e da França, por que será que você os lê, hem? bjos, e bom final de domingo..

      Excluir
  2. Ana, adorei o "Andar de bêbado"' mto bom mesmo! E na linha de biografias, estou lendo a do Lobão 50 anos a mil, mto bom! E se vc gosta de aventuras, bruxas, magia no estilo Brumas de Avalon e Os senhor dos anéis, tem a coleção As crônicas de gelo e fogo, é simplesmente viciante! Já li os 3 primeiros volumes, cada um com mais de 500 páginas, e aguardo ansiosa pelo 4, que chega dia 15 desse mês. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      você está melhor? Boas dicas, vou incluir...Já ouvi falar bem dessa biografia do Lobão, vai entrar na lista...
      bjos

      Excluir
  3. Patricia Balata6.2.12

    Oi amiga, comprei há poucos dias a autobiografia do Lobão (estavámos juntas, lembra?) mas ainda não o li. Mas o último que li e adorei foi o da Isabel Allende - "A soma dos meus dias" e o achei muito interessante. Gosto da forma fluida com que conta histórias....
    Outro que eu achei apaixonante foi Travessuras da Menina Má do velho e adorável Vargas Llosa. Para mim, vale cada palavra escrita....Excitante, instigante e tantos outros "antes" que o leitor conseguir agregar.
    Bjs em todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Esse do Lobão outra amiga recomendou, acho que vou entrar na fila do seu...rs..Isabel, adoro, vou atrás e Vargas Llosa tudo..Helcio gostou do dele? Vou postar aqui.

      Excluir