segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VALENTINE'S DAY - DIA DE SÃO VALENTIM

Os Estados Unidos e a Europa comemoram o dia dos namorados, chamado de Valentine' day em 14 de fevereiro. A data é em homenagem a São Valentim, da mesma forma que a nossa, 12 de junho, é em homenagem a Santo Antônio (véspera do seu dia, que é 13 de junho), considerado o Santo Casamenteiro, só que os motivos das homenagens aos Santos são bem diferentes.

Uma das versões que fez a fama de San Valentim foi que "o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade." (wikipédia).

Hoje, a data fala muito mais do amor universal do que propriamente de namorados, portanto é hora de reverenciar também os amigos, os entes queridos, lembrando que amar nunca é demais.

No caso do Brasil, foi uma ideia dos comerciantes para esquentar as vendas incentivada pela publicidade e fazendo correlação com a que já havia nos EUA.

Então, considerando que o amor nunca é demais e sempre é bom dizer às pessoas que a admiramos, a amamos, que tal aproveitar amanhã e exercitar isso?

Algumas ideias...

Para enfeitar a casa, pode se fazer essa guirlanda com palavras em português, com o nome das pessoas queridas, marido, filhos, pais, amigos, com desejos de felicidades, etc...


Pode se mandar um cartão simples, mas que faz todo o efeito, pois o ato de ter sido confeccionado por você já se torna especial...

Valentim caseiro
 
Um tag para colocar no presente ou simplesmente pendurar...
 
Vitral Coração
 
Para fazer a pintura junto com as crianças...
 
Valentine parede Handprint Pendurado
 
Ou uma sobremesinha rápida e gostosa: derreta uma barra de chocolate ao leite no microondas e mergulhe a metade dos morangos lavados e limpos, deixe secar, se quiser leve à geladeira ou ainda pode ser feito uma ganache: uma barra de chocolate ao leite, outra meio-amargo, derrente no microondas e acrescenta uma caixinha de creme de leite.  Pronto!
 
Que tal um café da manhã mais caprichado com panquecas e geleia para acompanhar?
 
(Imagens da craft kaboose)
 
 
E um jantar romântico com uma boa massa, ou uma foundue? O que importa é que, independente da data não ser nossa,  "all need is love"... Feliz Vanlentine's day!!!
 
 

Um comentário:

  1. Amei os exemplos de cartão vou fazer um para minha amiga.....
    Valentine's day não é só para namorado também é pros amados ou seja pessoas do coração como mother, father, brother and frind's.
    EU amo qualquer tipo de comemoração por isso estou dentro nesse dia só me visto de red and pink.

    ResponderExcluir