segunda-feira, 5 de março de 2012

REGIÃO DOS LAGOS: TEMUCO - 1ª PARADA

Voltei ao relato da viagem e ao Brasil, chegamos este final de semana e durante a viagem não consegui postar com a frequência que eu pretendia, chegava tarde no hotel e sempre muito cansada...Bom, voltando à viagem e seguindo a rota saimos de Los Angeles rumo a Pucón, nossa primeira estada para desfrutar...Mas no meio do caminho tinha Temuco, que é praticamente a primeira cidade grande da Região dos Lagos,  fiquei querendo fazer um desvio só para conhecer e assim fizemos, chegamos na hora do almoço e passamos a tarde na cidade, acho que vale a pena dar uma volta na cidade como fizemos, mas só e somente só se você tiver um tempinho...

Temuco é a capital da Região de La Araucanía, o Chile é um estado uno dividido em Regiões, tem cerca de 240 mil habitantes, considerada grande para os padrões, bem localizada estrategicamente para o turismo, com universidades e foi palco de grandes brigas dos espanhóis, colonizadores, e os índios Mapuches, típicos dessa região sul do país. Fundada em 1881.

À entrada da cidade já avistamos uma cruz, vale dizer que o Chile é um país quase 100% católico, e nessas cidades que passamos todas elas exibiam uma cruz em lugares bem visíveis.

Chegamos à Plaza Aníbal Pinto (Plaza de Armas), todas as cidades também têm uma praça com esse nome, é sempre a central e onde tudo ocorre ao redor, isso ajuda a se localizar. Nesta praça tem um quiosque de turismo (atrás de mim) onde você pode pegar um mapa para fazer um tour rápido, foi o que fizemos. Aliás em qualquer lugar encontramos com facilidade um centro de informações ao turista com todas as informações necessárias e atendentes muito educados. Na praça também há um estacionamento subterrâneo, o que facilitou bastante o nosso passeio. Excelente!

Na praça está situada a Catedral...

Ao lado da Catedral podemos ver esse prédio alto e mais moderno, que é a  Galeria de    Arte Plaza Aníbal Pinto, com exposições de importantes obras dos artistas regionais e nacionais. Nesse  centro da cidade é onde ocorre o comércio de rua, e já podemos ver na esquina um pedaço da loja Falabella, uma loja de departamento famosa no Chile e na Argentina.

Garotos tocando na rua (muito comum nas cidades do Sul) para ganhar uns trocados. Aí estão em frente à loja Falabella.
A fome já tinha apertado, mas queríamos fazer um lanche rápido, pois almoçar iria gastar tempo, e depois ainda ter que dirigir não era uma combinação muito boa, portanto a ideia foi tomar um café. Ao lado da Galeria tinha uma Chocolateria, com um mezanino onde funciona um café com lanches rápidos, chocolates, sucos e ainda com um visual lindo da praça, sentei bem na janela...

E aí o visual da Praça, enorme por sinal...No meio da praça se encontra uma escultura dedicada ao Povo Mapuche.

O pedido foi o tradicional sanduíche deles chamado Barros Japa - o nosso misto quente - só que lá vem dois para cada...o chocolate da própria chocolateria e um espresso. Também muito famoso no Chile é o Barros Luco, que é o pão de forma  prensado com queijo derretido e carne na chapa. Delícia...Indico essa chocolateria para um lanche rápido num lugar agradável e que você coma um dos Barros, para poder experimentar os sanduíches mais vendidos no Chile.

Depois de alimentados fomos dar uma volta no Mercado Municipal. Adoro! Sempre quando vou a uma cidade gosto de conhecer o Mercado Municipal e os supermercados locais, acho que a alimentação é uma das grandes formas de você conhecer a cultura local...

Essa longaniza é típica deles e você deve provar...é uma delícia, é tipo a nossa linguiça, menos gordurosa e mais consistente...feita na parrilla (brasa) com uma cervejinha nacional, claro, é tudo de bom...

No Mercado, fundado em 1927,  encontramos várias lojinhas de artesanato de origem mapuche, carniceria (frigorífico), frutaria, e vários restaurantes. Se você quiser almoçar e começar a conhecer as comidas típicas mapuches, da região, pode começar por aqui, pois depois de Temuco todas as cidades ao sul ressaltam elas no cardápio como comidas típicas, sem esquecer os peixes e frutos do mar, e também as comidas de influência alemã...mas isso é para outro post. Na cidade há muitos restaurantes, mas os daqui, cerca de 18, são mais baratos e mais característicos. As ruas que mais se concentram os restauantes são Calle Bulnes e Calle Manuel Montt.

Agora apresento a vocês o famoso pastel de choclo, é muuuuiiitto famoso por essas bandas e é oferecido até na beira de estrada. É como se fosse um escondidinho, mas com carne ou frango cortados em cubos bem pequenos, refogados com cebola, cominho, sal, pimentão doce, ají (pimenta específica), e coberto com uma espécie de creme de milho com alfavaca, gratinado no forno e preparado numa panelinha de barro ou argila. Nos restaurantes vários chilenos comiam. Eu dividi um com o Luiz, era muito grande...e é gostoso, tem que comer porque é muito regional.

Outra tipicidade é o Mote com Huesillos, que eu já tinha provado na outra vez que fui ao Chile, achei muito doce, e dessa vez não provei. Consiste numa bebida refrescante, suco adocicado, mote de trigo (semelhante ao milho), com pêssegos desidratados sem casaca (huesillos). Pode-se adicionar ainda canela e bagos de laranjas. Também é oferecido em todos os lugares e nas estradas...

Bairro Estação Feira Pinto - Perto da estação de trem formou-se um bairro, um dos primeiros da cidade e que deu origem à Feira Pinto, um espaço semelhante à nossa Ceasa, onde os agricultores vendem seus produtos como queijo, mel, pimenta e outros...

A Feira e suas barracas, também há uma variedade de comida para animais, fiquei impressionada com a disposição e arrumação dos produtos, como se fossem especiarias...

As flores também são vendidas por lá..

Temuco - 677 km de Santiago e 112 km de Pucón
Catedral - Plaza Anibal Pinto
Chocolateria - Plaza Anibal Pinto
Galeria Anibal Pinto - Plaza Anibal Pinto
Mercado Municipal - Calle Diego Portales
Restaurantes - Calle Bulnes e Calle Manuel Montt
Museo Regional de La Araucanía - Antiga residência de 1940 que abriga coleções de artes, livros da cultura mapuche. Av. Alemania, 84
Monumento Natural Cerro Ñielol - área verde com 89 hectares de bosque, mirantes, trilhas. Acesso pela Av. Arturo Prat
Bairro Estação Feira Pinto -
Lojas de departamento Falabella e Paris (mais famosas do Chile) - Av. Arturo Prat