Chegamos em San Pedro por volta do meio-dia e o táxi nos deixou no nosso hotel: Poblado de Kimal. San Pedro é um oásis, o ponto central do Deserto, na região do Chile, pois o Deserto de Atacam se estende pela Bolívia, e é considerado o deserto mais seco e o mais alto do mundo, 2.500m acima do nível do mar. Pouquíssimo se ouve falar de chuvas nesses arredores, exceto do famoso inverno boliviano, onde há temporais esporádicos no período de dezembro a fevereiro. Aqui há muitas empresas que fazerm excursões para as atrações, algumas coisas podem ser feitas de bicicleta, de vans, mas muitas há a necessidade de carros 4 x 4.
San Pedro tem suas ruas e casas feitas de adobe, um tipo de tijolo de argila seco ao sol, aliás não há permissão para outro tipo de construção, é um vilarejo com muitos mochileiros e poucos maleiros, eu fazia parte desses poucos, maleiros lógico! Muitos estrangeiros, principalmente europeus, mas há bastante hospedagem para todos os gostos e bolsos, restaurantes, inclusive vários excelentes, muitas casas de câmbio e lojas de excussões. Tem uma noite badalada típica de vilinhas da moda. É a porta de entrada para o Deserto. Uma população fixa de umas 5.000 pessoas.
O hotel que ficamos é o Poblado Kimal, dos mesmos donos do Hotel Kimal, é todo de adobe, um tipo de construção que tem duas funções fundamentais para o clima do deserto: aquece no frio, à noite, e refresca durante o dia, onde a temperatura passa fácil, fácil dos 40º. O Poblado Kimal é mais reservados, pois são pequenos bangalôs com entradas privativas.
Ficamos 5 dias, é o mínimo, pois há coisas para se ver....minha mãe dizia, mas só ficarão 4 dias em Santiago e 5 no Deserto? Não entendo.... o Deserto não é para entender, é para viver, tem que ir...
Ficamos 5 dias, é o mínimo, pois há coisas para se ver....minha mãe dizia, mas só ficarão 4 dias em Santiago e 5 no Deserto? Não entendo.... o Deserto não é para entender, é para viver, tem que ir...
Hotel Kimal - http://www.kimal.cl/
Nenhum comentário:
Postar um comentário