Ano passado demos um giro rápido em Fortaleza e além das praias maravilhosas, da calorosa recepção dos cearenses, nos deliciamos com boa comida.
E a dica que fica para quem está indo para lá é o Restaurante Vojnilô, pseudônimo de Vicente, nome macedônio e inspirador do Chef Lúcio Carvalho Figueredo. Fica numa rua com vários outros restaurantes, mas é muito escondido, passamos várias vezes de carro e não conseguimos achar, mas eu, teimosa, queria porque queria ir NESTE restaurante, então decidimos parar o carro e ir a pé contando os números das casas. Não adiantou perguntar aos transeuntes, pois ninguém sabia, ou eu não sabia falar o nome do restaurante. O que sei é que vale muito a pena....comida deliciosa, atendimento ótimo, decoração meio duvidosa, pequeno castelo, com muita mistura e sem estilo algum. Especialidade peixe e frutos do mar. Não é barato.
Polvo...Delicioso..
O que também vale a pena:
- conhecer o Centro das Tapioqueiras, cerca de 26 barracas vendendo a iguaria, na saída para as praias, mas vá nos dias de semana, pois final de semana é lotado;
- Empório Delitalia - Descoberto por acaso, foi uma boa surpresa. Misto de empório, padaria, lojinha, revistaria, cafeteria, adega e delicatessen, íamos todos os dias tomar um espresso e fazer um lanche, vale conhecer.
- Cantina di Napoli - Maravilhoso e imperdível, do Chef João Freire, originário do Restaurante Due Cuocchi Cucina, em São Paulo. Uma decoração típica de cantina, com toalhas de xadrez, espaçoso, dois andares e bom atendimento.
- Feirinha Noturna da Av. Beira-Mar - encontrar muitas lembrancinhas e artesanatos. Ela é enorme. Toda noite.
- Centro Cutural Dragão do Mar - não tem nada de excepcional, mas vale conhecer o monumento, verificar se tem alguma exposição, assistir a algum filme nos cinemas de lá e tomar um espresso do café Santa Clara, no Café da Torre. Uma observação, o nome Dragão do Mar "é em homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, símbolo da luta contra a escravidão no Ceará. Em 1881, ele impediu o desembarque de escravos no porto local."
- Theatro José de Alencar - todo reformado, datado de 1910, tem uma visita guiada que vale a pena.
- Centro de Turismo (Encentur) - Mais caro e algumas lojas com qualidade superior.
- Castanha de Caju - a melhor, para mim, é da barraca Quixadá, no Centro de Turismo e a do Cazuza (Barbosa) no Mercado Central.
- Sorveteria 50 Sabores - sorvetes de tapioca e muitos outros sabores típicos da própria fruta .
- Comida Regional: Restaurantes Colher de Pau e Cantinho do Faustino
- Famosas quintas-feiras do Chico do Caranguejo - Barraca na Praia do Futuro e os seus shows de humor. Os shows só são à noite.
Não vale a pena:
- CEART - Artesanato. Praticamente uma grande loja funcionando. Péssimo de estacionar.
Restaurante Vojnilô - Rua Frederico Borges, 409 - Varjota Te.: (85) 3267-3081
Centro das Tapioqueiras - Av. Washington Soares, 10215 (Rodovia CE - 040) - Messejana, na sáida para Eusébio
Empório Delitalia - Av. Desembargador Moreira, 533
Cantina di Napoli - Av. Desembargador Moreira, 125
Feirinha Noturna - Av. Beira-Mar - Praia de Meireles
Cento Cultural Dragão do Mar - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Theatro José de Alencar - Praça José de Alencar
Mercado Central - Rua Maestro Alberto Nepomuceno, 199
Centro de Turismo - Rua Senador Pompeu, 350
Castanha de Caju - Quixadá -Centro de Turismo, Box 16 C e a do Cazuza (Barbosa) no Mercado Central , Lj. 10 - térreo
Sorveteria 50 Sabores - Vários endereços - Av. Beira-Mar, 3958 - Mucuripe
Restaurante Colher de Pau - Rua Frederico Borges, 204 - Varjota
Restaurante Cantinho do Faustino - Rua Frei Mansueto, 1560 - Papicu
Chico do Caranguejo - Av. Zezé Diogo, 4930 - Prais do Futuro
CEART - Av. Santos Dumont, 1589
Ana, não deixe de ir no Boteco da Beira-mar, os petiscos são melhores do que os daqui em Bsb, além da vista e da brisa maravilhosa. O mesmo vale para os Camarões da Varjota - a decoração é fantástica! E não deixe de ir no Café Pagliuca, um bar bistrô mto bom(http://www.cafepagliuca.com.br/) onde lá pelas tantas colocam fogo na bancada do bar e tocam "Light my fire" do The Doors e sempre rola música ao vivo (jazz, MPB). Ah, outra coisa, não deixe de ir no Sirigado (http://www.sirigaddo.com.br/ambiente.html) é um restaurante maravilhoso e o preço é super em conta. O prato da casa é o próprio sirigado, uma delícia! Aproveite! Bjs
ResponderExcluirCarol,
ExcluirQue legal...você tem fotos de algum? Vou divulgar no blog...bjos