domingo, 23 de dezembro de 2012

PUDIM DE CLARAS

Fiz várias queijadinhas para presentear amigos e sobrou muitas claras, se estivesse morando perto da minha amiga Stef já correria para ela fazer os seus maravilhosos macarons...mas como não foi possível, resolvi dar um destino às minhas claras e segui a receita da Rita Lobo para fazer esse pudim.
As fotos não ficaram boas, pois o pudim sofreu um leve acidente na geladeira, mas mesmo assim foi devorado e não deu para tirar uma foto dele inteira. Mas, garanto que fica delicioso.
Fiz com uma calda de açúcar, a Rita sugere também uma de manga ou creme inglês, eu sugiro além da de açúcar, que fica delicioso, uma de ameixa...fique à vontade.
Essa receita é grande, por isso pode fazer a metade para até umas 5 pessoas.

PUDIM DE CLARAS

para o pudim:
10 claras
2 xíc. chá de açúcar
1 col. sopa suco de limão
raspas de limão

para a calda:
3/4 xíc. chá de açúcar
1/4 xíc. chá de água

para decorar (opcional - não usei)
laranja cristalizada
folhas de manjericão

modo de preparo:
- preaqueça o forno a 150ºc (baixo)
- numa panela dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo (eu levei ao alto) até que engrosse e fique com uma coloração levemente dourada.
- transfira a calda para uma forma de pudim grande, 24cm, e com um pano de prato vá girando a forma para caramelizar a base e as laterais.
- bata as claras em neve firme e acrescente o açúcar aos poucos e bata a cada adição. Junte as raspas e o suco de limão e misture.
- transfira as claras para a forma preparada, dê uma batidinha para se acomodarem na forma e leve para assar em banho-maria por 1hora.
- retire do forno e aguarde alguns minutos para virar num prato. Solte com uma faca antes de virar num prato grande ou com aba para a calda não escorrer.
- pode decorar em cima com a laranja cristalizada e o manjericão ou o hortelã (não fiz).




Nenhum comentário:

Postar um comentário