domingo, 30 de dezembro de 2012

VAMOS BRINDAR?

Hora de erguermos os braços, fazermos um brinde com os amigos, amores, agradecer o ano que se vai e estar pronto para o que se inicia.
Como você costuma brindar? Tenho algumas sugestões com espumantes, além do próprio espumante, claro...e lembrando que é O champagne e não A champagne, como vimos muita gente falar.


Kir Royal - amo esse drink, acho feminino, sedutor, refrescante e delicioso.
Pegue uma taça de champagne (flütê) coloque uma cereja ao marasquino no fundo da taça, cubra ela com licor creme de cassis, o equivalente a uma colher de sopa, e preencha a taça com espumante, delícia...

Você ainda pode pegar as frutas vermelhas que sobraram, macerar com açúcar a gosto até fazer um purê, colocar numa taça e completar com espumante.



imagem: internet

Kir - costumamos ver o Kir Royal e o Kir nas cartas de drinks, a diferença é que no Kir você usa vinho branco seco, delícia também.

Mimosa - coloque o champagne até metade da taça e complete com suco de laranja coado.

Bellini - esse drink é um clássico, criado pelo famoso barman italiano Giuseppe Cipriani, do Harry's Bar de Veneza, um dos prediletos do escritor Ernest Hemingway. Coloque o suco de pêssego até um terço da taça e complete com champagne, ou prosecco.

La Piscine - drink que coloca cubos de gelos dentro do champagne...heresia? Até acho que sim, mas esse champagne foi feito pela Moët & Chandon para essa experiência ou seja servido com gelo, para que mesmo depois que o gelo derreta não afete a estrutura da bebida, uma mania francesa que já virou moda. Agora não pode ser na flütê, tem que ser numa taça maior veja a foto abaixo. O nome la piscine é em homenagem a se tomar esse drink em volta da piscina ou no pôr do sol de verão...


Imagem: blog do luxo




Veuve Clicquot Brut Yellow Label - Ponsardine -  vem numa lata imitando a de sardinha - em francês sardine -  que a mantém gelada.

imagem: internet




A garrafa do Perrier Jouët é linda, não? Se você for tomar sou candidata a herdar esta garrafa chamada de Fleur de Champagne, de Emile Gallé.


De tudo, lembre-se do conselho de Madame Lilly Bollinger (1884-1920), dona de uma famosa marca de Champagne - Bollinger,  que respondeu ao jornalista quando ele perguntou “Quando você bebe Champagne?”.
“Eu apenas bebo Champagne quando estou feliz, e também quando estou triste. Às vezes eu tomo quando estou sozinha. Quando tenho companhia, considero uma obrigação. Eu engano o estômago com ele quando não estou com fome, e também tomo quando estou. De outra forma, eu nunca bebo, somente se eu estiver com sede.”

Opções não faltam para o brinde, portanto tim-tim! E se você tiver em outro lugar que não seja aqui, faça o brinde na língua local:

Francês - santé ou salut
Espanhol - salud
Italianos - salute
Ingleses - cheers
Chinês - chinchin (muita felicidade)
Japonês - kampai (copo vazio)
Alemães - prosit (ocasião informal) e zum wohl (ocasião formal)
Holandeses - proost
Russos - na zdorov (felicidade)
Poloneses e Búlgaros - na zdrve (felicidade)
Árabes - fi sihitaek (se fala baixinho)
Ídiche - l´chayim!" (à vida)
Gregos - steniyasas (à saúde),
Hindus - aapki sehat
Nórdicos (Suécia, Dinamarca e Noruega) - skäl (caveira) - ritual dos vikings que bebiam cerveja nos crânios dos inimigos esvaziados e limpos como se fosse caneca.

Fonte: Amy Vanderbilt (autora americana)


Feliz 2013 com muitos momentos para bons brindes!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário