segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PABLO NERUDA...FINALMENTE VOCÊ!!!

Eu li muito sobre a vida de Pablo Neruda ("Confesso que vivi") e também acompanhei com uma certa inveja o seu amor por Matilde (inveja dela, claro) e tenho um livro dele comprado num sebo em 93, com a capa já gasta, chamado Antologia Poética  que devorei juntamente com outro clássico: "20 Poemas de Amor e uma canção desesperada", portanto ver seus objetos em casas que foram suas, agora museus, e que estão abertas ao público para serem apreciadas e vividas, me faziam suspirar, e assim saímos do hotel com a missão de visitar uma das suas casas no Chile, sabiam que ele tem três casas? Uma em Santiago, outra em Valparaiso e outra em Isla Negra, todas com um nome pelo qual são conhecidas, respectivamente:  La Chascona, La Sebastiana, onde ele gostava de passar os réveillons, e a maior e mais célebre de todas, onde ele está enterrado, Isla Negra. Só visitamos a de Santiago.
Uma curiosidade: O nome La Chascona (desgrenhada) é em homenagem à cabeleira ruiva de Matilde Urrutia, farta e bagunçada, ele que desenhou a casa, construída em 1953, e servia para ocultar o seu caso com Matilde, que era sua amante à época e anos depois tornou-se sua terceira e última esposa.
A decoração é extremamente diversificada, ele adorava coleções, e com muito foco na vida marítima, retratando sua grande paixão pelo mar.

Esta é a vilinha onde a casa está localizada...O local já é um cantinho charmoso!

Esta é a famosa casa La Chascona, você não acredita como por dentro não tem nada a ver com essa fachada. Infelizmente era proibido tirar fotos.



 Enquanto esperávamos o horário do nosso tour...um café e olhem essa mesa...e essa garrafa de chá? Acreditam que eu queria realmente tomar esse chá ou a garrafa me fascinou? Exatamente, a garrafa me fascinou e já foi para a mala...



"...La quinta cosa son tus ojos,
Matilde mía, bienamada,
no quiero dormir sin tus ojos,
no quiero ser sin que me mires:
yo cambio la primavera
      por que tú me sigas mirando.

Amigos, eso es cuanto quiero.
Es casi nada y casi todo. 
Ahora si quieren se vayan."
      
Parte do poema  Pido Silencio (leia na íntegra).

La Chascona (Casa Museo Pablo Neruda) - Calle Fernando Márquez de la Plata, 192 - BellaVista
Aberto terça-domingo 10h/18h.  Tour guiado em espanhol, francês, ingles.

2 comentários:

  1. Anônimo20.10.12

    adorei a fachada dessa casa azul . Pretendo usar essa cor na minha tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho essa cor linda para fachadas e para varandas...Mande a sua fachada depois para eu publicar...abraços, Ana

      Excluir