sábado, 21 de janeiro de 2012

RESTAURANTES PERUANOS

Semana passada foi aniversário do meu marido, e como resolvemos fazer uma comemoração para os amigos depois, decidimos no dia do niver sair para jantar. Escolhemos o Restaurante Taypá, peruano, aberto em 2010. Eu já tinha ido algumas vezes lá, mas ele não, até porque não gosta de peixe e quando falamos em restaurante peruano as pessoas já pensam no ceviche e em outras formas de peixes, mas tive que insistir que lá ele iria saciar  o seu lado carnívoro. Ainda bem que ele topou e adorou!

O restaurante é do mesmo grupo do Bier Fass e depois de um festival em Brasília de comidas peruanas, o chef peruano Marco Espinoza, que morava na Argentina, e que hoje comanda a casa, chamou a atenção do grupo que o convidou para montar o restaurante aqui. Todos que trabalham na cozinha são peruanos.

A gastronomia peruana, como eu já disse em outro post, vem ganhando espaço e é a queridinha hoje com seus pratos saudáveis e temperos deliciosos e o atendimento do Taypá foi muito bom, e a hostess Fernanda, argentina, esposa do Chef, uma simpatia.

O couvert do Taypá é simples, mas tem um pão delicioso que vale muito a pena experimentar.


Para beber escolhemos um vinho Malbec (adoro vinhos fortes com taninos bem definidos), esse vinho não é o dos melhores, é bom (difícil eu recusar um vinho), mas poderia ser bem melhor...


O meu prato, nas três vezes que eu fui lá, é o Pescado al Azafrán, que consiste em peixe grelhado em molho rocoto (molho picante típico do Peru), camarões e açafrão servido com croquetes de mandioca recheados com queijo gruyére, desta vez também repeti o mesmo prato, mas na próxima experimentarei o que meu marido comeu, me encheu os olhos...

Para o carnívoro uma boa pedida foi o Costillas Nikkey, costelas de porco ao molho de tamarindo, soja e gengibre sobre purê rústico de gão-de-bico e limão. Divino! Claro que tive que pedir uma prova e o molho era super suave, recomendadíssimo!!!

De sobremesa o maravilhoso Suspiros Limeño, uma base de leite condensado e merengue, você tem que provar! Quando eu disse ao garçom que podia trazer só um para dividir e cantar parabéns, eu levei uma velinha, o garçom disse que o outro era por conta da casa e que traria dois. Adoramos...

Parabéns, amor, muitas felicidades, saúde e sorte!


Se você estiver em Maceió não deixe de ir ao Wanchako, considerado o primeiro peruano instalado no Brasil (1996),  hoje tem uma fusão com comida contemporânea também, da chef alagoana Simone Bert , filha do dono que é peruano, e é muuuuiiiittooo bom! Vizinho a ele fica, do mesmo grupo, a Cebicheria El Brujo. Recomendo!


Ou se você estiver no Chile, Argentina, Peru, México, Equador, Colômbia não deixe de conhecer o badalado e maravilhoso Astrid y Gastón, do Chef Gastón Acurio.

Lembre-se nenhum é baratinho, mas valem todos os centavos.


Restaurante Taypá - SHIS QI 17 Cj. F - Lj. 208 - Fashion Park - Lago Sul - Brasília - DF
Tel.:  (61)3248-0403
Restaurante Wanchako - Rua São Francisco de Assis, 93 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel.: (82) 3377-6024
Cebicheria El Brujo - Ruas São Francisco de Assis, 103 - Jatiúca - Maceió - AL

2 comentários:

  1. hahaha A gente elegeu o mesmo prato no Taypá. AMO.E essa sobremesa é de comer de joelhos. Foi amor à primeira colherada. Tu tá bonita hein? Parabéns pelo blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Anna, que coincidência não? Qualquer dia eu vou só para comer essa sobremesa...Obrigada, amiga, quero marcar de ir com você em uma das suas saidinhas...bjos

    ResponderExcluir