domingo, 17 de abril de 2011

PALACIO LA MONEDA - ESPECIAL

Caminhamos por alguns prédios lindos e antigos do Centro, inclusive a Bolsa de Valores e chegamos ao Palacio La Moneda, muito especial. Ali funciona a Sede do Governo Federal, e está recheado de histórias políticas, conchavos e até golpe militar. Foi lá que em 1973 Pinochet liderou o golpe, que culminou com o suicídio de Salvador Allende, se lhe parece com algo brasileiro e Getúlio Vargas, é mera coincidência.
Ele tem duas entradas: uma pela Plaza de la Constitución, onde ocorre em dias alternados, às 10h, a troca da guarda chilena. Esta praça é menos bonita, mas é a frente do Palácio, e lá também tem uma estátua de Salvador Allende.



A frase de Salvador, que o Luiz aponta é "Tenho fé no Chile e seu destino".

Os fundos do Palacio parece a frente, pois está situado na Praça da Cidadania, onde tem um grande bandeira chilena ao vento e uma grande fonte d'água, a rua que passa acima da praça é a famosa Av. Libertador Bernando O’Higgins, conhecida como Alameda. Veja muitos chilenos só conhecem essa rua pelo nome de Alameda, e ela é enorme e vem do aeroporto até o centro da cidade. No subsolo está o Centro Cultural Palacio La Moneda, tem exposições e uma loja da Fundación de Artesanías de Chile, mas não estava aberto para visitas, tão pouco os seus pátios.





Saímos dos fundos do Palácio, eu sei que parece a fente dele, mas não é...e seguimos pela Av. Alameda à esquerda rumo ao Cerro Santa Lucia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário