Depois que você sai da Plaza de la independencia, onde tem a estátua equestre de Artigas e segue reto você cai na Av. 18 de julho, a mais famosa e extensa e que corta o Centro todo. Lá tem várias lojas, bancos, e muitas casas de câmbio, além de acesso a vários monumentos, prédios históricos e praças.
Plaza Fabini ou do Entrevero - monumento denominado Entrevero, de 1967, de José Belloni, retrata o drama das guerras pátrias.
Montevidéu tem prédios e construções com estilos bem variados dos neoclássicos aos modernos, esse prédio denomina-se Londres-Paris, de 1908, tem também um assim em Santiago, e foi um dos primeiros prédios altos e um dos mais charmosos, reparem no relógio na torre.. Lá funcionou por muito tempo uma famosa loja London Paris, e hoje o térreo é habitado pelo Mac Donald's, que o restaurou.
Plaza de Cagancha - o nome é em homenagem á Batalha de mesmo nome, 1839. A praça está rodeada com vários prédios históricos e importantes para a história uruaguaia. Vejam a coluna da Paz (Estatua de la Paz), representada por uma mulher empunhando na mão direita a espada e na esquerda uma bandeira, do artista italiano Giuseppe Livié.
Ateneo de Montevidéu - Inaugurado em 1900, projeto dos arquitetos Vilamajó e Azarini. Sua filosofia é tolerância religiosa e cultural, e liberdade. Hoje tem biblioteca, salas de conferências e concertos, oferece cursos, palestras, etc..
Museu Pedagógico José Pedro Varela - Datado de 1889, minhas amigas pedagogas iriam amar, é especializado em pedagogia, claro, cujo lema é: gratuidade, secularismo e obrigatoriedade. Foi criado para ser um centro de estudo para o magistério local, hoje tem um acervo que pode ser visitado de graça.
Palácio Santos - Leva o nome do presidente Máximo Santos, é atualmente o Ministério das Relações Exteriores. Em 2011 o Uruguai comemorou seu bicentenário.
Fonte dos Cadeados - Esse costume dos enamorados em relação aos cadeados não é novidade. Vários lugares do mundo cultivam essa lenda que diz que se você coloca o cadeado com as iniciais das duas pessoas, essas voltarão juntas ao lugar e o amor durará para sempre...Você já colocou algum cadeado por aí? Mas já jogou moeda no lago ou em alguma fonte? Eu já paguei esse mico em Roma e aqui em Brasília...Um casal de brasileiro que conhecemos disse que em frente à fonte tem um restaurante-café que um casal dança tango na calçada...
Mais um das construções históricas...
O Uruguai tem muitos imigrantes italianos, será que é por isso essa homenagem ao belo Davi?
Davi fica em frente ao Palácio Municipal projetado por Maurício Cravotto na década de 40. Esse Davi foi instalado em 1958. Dentro do Palácio funciona o Museu de História da Arte, tem também no alto um lugar para comer e ao lado um guichê de informações aos turistas.
Biblioteca Nacional - construção classista de 1937 com estátuas de Cervantes e Sócrates.
Obelisco a los Constituyentes de 1830, representa a Assembleia Constituinte e Legislativa, inaugurado em 1938, do escultor uruguaio José Luis Zorrilla. Tem 40 metros e foi construído em granito rosa. Possui três estátuas de bronze que representam a Lei, a Força e a Liberdade.
Plaza Fabini ou do Entrevero - Av. 18 de julho entre Rio Negro, Julio Herrera e Obes
Plaza de Cagancha - Av. 18 de julho
Ateneo - Plaza Cagancha esquina com Rondeau)
Museu Pedagógico - ao lado do Ateneo
Palácio Santos - Av. 18 de julho com calle Cuareim
Fonte dos Cadeados - Av. 18 de julho esquina com calle Yí - em frente ao Hotel Facal
Palácio Municipal - Av. 18 de julho entre as ruas Ejido e Barrios Amorín
Biblioteca Nacional - Av. 18 de julho, 1790
Universidade de la Republica - Av. 18 de julho, 1824
Obelisco - final da rua 18 de julho com a General Artigas - outra grande rua de Montevidéu
Nenhum comentário:
Postar um comentário